2017 vai ser o melhor ano da sua vida? Só depende de você! 17 dicas práticas para ter um ano mais feliz, produtivo, saudável e equilibrado!

Acredite, construa, corra atrás dos seus sonhos com a expectativa de realizá-los!

img_5700

“Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realizeee…no ano que vai nascer”…

Essa música é ouvida e cantada por milhares de pessoas todos os anos, como forma de instigar e emanar o desejo de que o ano que se inicia seja um ano de muitas realizações.

Mas, lá vem o ano novo, na sequência de um ano complexo, com muitos desafios, e com um final, que por mais feliz que tenha sido, foi corrido e não deu tempo nem de dar aquela paradinha. E se deu, e fez planejamentos, o ano já começa com dívidas morais consigo mesmo, que logo na primeira semana não consegue cumprir todas as promessas que se fez para o ano novo! E lá se foi mais uma lista de planos não executados.

Como mudar essa realidade? Por que nos perdemos? O que falta para termos um ano diferente?
A notícia boa é que a chave está em nossas mãos e de mais ninguém. A resposta, apesar de simples, é profunda e explica muitas atitudes e comportamentos que nos levam a perder de vista nossos melhores, maiores e até menores sonhos: falta foco, disciplina, coragem e organização. Obter resultados extremos na sua vida, só depende de você, que é quem constrói a sua realidade a partir de suas crenças, decisões e ações.

Para ajudar a fazer desse um ano diferente, ou simplesmente melhor ainda do que foi 2016, 17 dicas que podem funcionar como um verdadeiro guia para você usar no planejamento e na execução, ao longo de todo o ano de 2017:

1. Liste suas conquistas até aqui e agradeça – Reconhecer o que você conquistou e agradecer ao universo por isso é o primeiro passo para seguir em frente. Por mais que 2016 possa ter sido um ano desafiador, com certeza você teve conquistas importantes e tem muito a agradecer. Dar valor ao que temos é importante porque nos faz perceber e valorizar o que está ao nosso alcance, para, com aquilo que já temos, propiciar ainda conquistas melhores e nos lembrar que somos muito capazes. Esse exercício também ajuda no autoconhecimento, e a refletir sobre coisas que jamais imaginamos que poderíamos conseguir e que conseguimos. Na prática: faça uma lista mesmo e aplique toda a sua gratidão em cima do que te fez feliz e te trouxe o sentimento de vitória!

2. Faça uma retrospectiva e reflita sobre o que deu certo e que aprendizados teve com o que não deu – Além de agradecer pelas conquistas, fazer uma retrospectiva completa também é uma forma de reflexão e gratidão ao ano que passou: lugares que você conheceu, pessoas com quem pode conviver, amigos novos, erros e aprendizados, suas ações para melhorar o mundo ao seu redor, projetos interrompidos ou não iniciados, cursos que fez, investimentos mais relevantes e que agora irá colher os resultados. Guarde com você os melhores momentos. Uma forma de sistematizar é fazer uma “cápsula do tempo” com um grupo de amigos (as). Há 6 anos iniciei esse projeto com 5 amigas e foi uma das melhores coisas que já fizemos, além de ajudar a sistematizar e inovar a cada retrô.

 3. Defina sua missão pessoal e seu propósito de vida – Se você ainda não fez isso, faça agora mesmo. Ser mais quem você é, a certeza de estar usando suas melhores potencialidades e talentos, estar presente de corpo e alma em tudo que se propõe a fazer, saber qual o sentido da vida e da humanidade para você, são algumas coisas que você precisa saber para ir ao encontro do seu propósito. Se não sabe por onde começar:

Leia um livro sobre o assunto (recomendo Propósito: A coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba);
Pesquise na internet, existem muitos sites falando sobre o assunto;
Faça um processo de coaching focado em descobrir e agir em direção ao propósito (recomendo http://lucianarochacoach.com, uma coach com grandes referências de processos bem sucedidos com pessoas de sucesso em diversas áreas, e conta com uma equipe treinada por ela).

Enfim, não deixe de se conectar com seu propósito, isso lhe ajudará a obter muitas respostas e tomar boas decisões, na dúvida: tem conexão com ele? Se a resposta for sim, siga em frente, se não, reavalie com base no que é verdadeiramente importante para você, nos conhecimentos e princípios que só você possui e nas suas prioridades. Pensar no que é importante, bom e verdadeiro na sua vida vai te ajudar a tomar as melhores decisões.

4.  Avalie as áreas de sua vida e seja protagonista em cada uma delas – refletir como você enxerga que está e como evoluiu em cada área da sua vida, é fundamental para buscar o equilíbrio e partir para o próximo item (objetivos). A tão sonhada felicidade, nada mais é que a soma de diversos fatores e acontecimentos nas mais diversas áreas da nossa vida, da forma como encaramos o mundo, nosso trabalho, nossos relacionamentos, e do quanto nos doamos, do quanto recebemos. Faça sua roda da vida (recomendo o teste no site http://www.mrcoach.com.br/teste-roda-da-vida.php, e avalie como você se sente em cada área. Inclua-a em sua rotina sistematicamente, e avalie a evolução. É natural que uma área esteja em algum momento mais prejudicada em detrimento de outra, o importante é ter consciência e ter no seu “radar” cada uma delas. Protagonize-se! Encontre o seu equilíbrio.

5. Liste seus objetivos prioritários para 2017 – a frase “pra quem não sabe pra onde ir, qualquer lugar serve”, é muito verdadeira: aquilo que você se propor ou não a fazer, vai acontecer! Então defina seus objetivos para o ano e vá em busca deles, afinal, sonhar e realizar é uma das melhores sensações da vida. Por mais simples que seja o objetivo, ele é seu e então é nobre. Aqui também é importante não exagerar, esse será o melhor ano da sua vida, mas não o último, então não tente abraçar o mundo em 2017, viva cada momento, em direção ao seu propósito de vida.

6. Faça uma operação “limpa trilho”e comece o ano com sua vida limpa e livre de pendências – como? Seguindo os passos abaixo:

Liste suas pendências urgentes e resolva já;
Liste suas pendências não urgentes e coloque na sua agenda resolvê-las. Se forem de rápida resolução, não espere que fiquem urgentes, já resolva também;
Cancele assinaturas de e-mails, newsletter ou promoções que vivem te interrompendo e que não agregam nada para sua vida ou não tem conexão com seu propósito;
Confira suas assinaturas periódicas diversas e reavalie a necessidade de cada uma delas de acordo com seu propósito, além de estar te atrapalhando, pode ser um custo desnecessário.
O mesmo acima vale para grupos de WhatsApp, ou qualquer outra rede social que esteja  atrapalhando mais do que agregando;
Perdoe, não existe caminho livre com rancor.

8. Tenha uma ferramenta dinâmica para organizar seus objetivos, rotinas e projetos – adote desde já aquele que vai ser seu companheiro de todas as horas: pode ser um aplicativo, uma agenda, um cartaz com post-it, um planner, uma pasta no onenote, folhinhas, tudo isso junto, qualquer coisa, o importante é ter um método que seja eficiente, dinâmico, que funcione pra você e que possa estar sempre do seu lado ou facilmente acessado e que ajude na sua organização e gestão de vida.

9. Acredite – Acreditar que vai obter resultados, sejam quais forem seus objetivos e desafios, é fundamental, já dizia Aristóteles: “Você é o reflexo do que pensa diariamente”. Quando um momento turbulento aparecer, acredite também que é a vida se movimentando para te proporcionar algo ainda melhor e te direcionar ao que realmente importa e te faz feliz de verdade. Acredite, não tente controlar tudo e tenha fé. Equilíbrio também é isso.

10. Pense positivamente – Mais do que pensar, ter uma atitude propositiva perante a vida, faz com que sejamos capazes de ter boas iniciativas e de superar as dificuldades, seguindo firme em direção aos nossos maiores objetivos. Pessoas bem-sucedidas sempre entendem seus maiores desafios e dificuldades, como oportunidades de se tornarem pessoas melhores para si e para os outros. Ter a certeza de que coisas boas acontecerão, ajuda muito para que elas realmente aconteçam. Ser otimista, é um sentimento que nos faz acreditar mais em nós mesmos e em nossa capacidade de realizar. O que você quiser alimentar, virará energia e vida, então não foque no problema, foque na solução e no positivo. Invista seu tempo e energia nas possibilidades que você tem, e não no medo, nas noticias ruins, no passado e na incerteza se vai dar certo. Tudo o que focamos se expande, essa é uma das minhas frases favoritas.

11. Esteja no agora – Planejar e saber que você está no comando da sua vida é muito importante e condição básica para eliminar a ansiedade e te permitir curtir o agora, afinal ele é a única coisa que você tem, então aproveite todos os momentos e valorize o seu presente, ele é um campo de infinitas possibilidades e oportunidades.

12. Planeje de que forma irá contribuir com o todo – Tenha certeza de que um mundo melhor, mais justo, com mais amor, mais parecido com o que sonhamos, depende da contribuição que damos ao todo também. Planeje formas de contribuir com o todo, a maioria delas não custa nada além da sua dedicação e atenção verdadeira ao que está ao seu redor. Existem muitas formas de celebrar e agradecer a vida que temos, e contribuir para o todo, praticando a verdadeira cidadania. Abaixo alguns dos mais diversos exemplos de formas sistemáticas e possibilidades dar a sua contribuição, que estão todos os dias a nossa disposição:
Participe de algum grupo que tem como objetivo ajudar os outros, oportunizando novos horizontes, por exemplo Rotary clube, ou até mesmo grupos informais (colegas de trabalho, igreja, família etc);
Dê um colo para crianças que nunca o tiveram (em casas de passagem por exemplo);
Escolha uma entidade para ajudar como voluntário: seja doando algum recurso material, seja participando de organização de eventos, ajudando na gestão ou a forma como puder. Exemplos como esse, da Tia Anita, que dedicou sua vida a criação e manutenção de uma instituição que atende crianças carentes da Grande POA , são oportunidades de nos juntarmos, aproximarmos e apoiarmos um projeto que objetiva levar esperança e carinho para um mundo melhor https://www.facebook.com/CasadaCriancaPalhacinhoTriste/?fref=nf&pnref=story;
Doe sangue e mobilize outras pessoas a doarem;
Mentore uma criança ou um grupo delas, com certeza você tem habilidades para compartilhar com alguém e pode fazer a diferença positiva com seu conhecimento;
Doe o que não precisa e até um pouco do que precisa (roupas, eletrônicos etc);
Visite um hospital e encontre alguém que não recebe visitas  e só precisa de um olhar e mais nada;
Retire uma cartinha de Papai Noel no correio, ou mais simples ainda, identifique em seus relacionamentos alguém que poderia fazer uma cartinha pra você, se você olhar para o lado, vai identificar alguém que precisa de um apoio pontual e específico;
Se vista de Papai Noel (aproveitando que é Natal) e tire o sorriso sincero, feliz e esperançoso do rosto de algumas crianças;
Trate as pessoas com igualdade, respeito e afeto, espalhe gentileza por onde for e estiver: essa energia é muito poderosa e influenciadora.

13. Planeje suas finanças – veja como fazer isso, em meu outro artigo onde compartilho dicas de planejamento financeiro, http://www.exnap.com.br/por-que-e-tao-dificil-fazer-planejamento-financeiro-saiba-onde-as-pessoas-erram-5-dicas-para-iniciar-o-seu-agora/. Além disso, é importante colocar na agenda as rotinas para a continuidade e consistência dessa gestão financeira. Fundamental entender que ser organizado ou não, e lidar bem com esse aspecto da vida, que assim como a saúde, afeta todos os outros aspectos, é uma questão de escolha e protagonismo.

14. Evite que o importante vire urgente – muitas das urgências com as quais convivemos e nos estressamos, são causadas por nós mesmos, pela negligência ou ausência de planejamento. Evite essa ansiedade desnecessária:
· Revise seus documentos e planeje suas renovações;
· Revise seus seguros e agende as renovações;
· Planeje seus exames de saúde e se insira na sua agenda;
· Organize-se para declaração de IR se não for isento, deixe documentos separados e programe-se;
· Planeje pagamentos periódicos como impostos, aportes, etc;
· Se você gosta de viajar, planeje sua agenda de feriados.

15. Tenha rotinas de follow-up do planejamento – Rodar o PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT / Planejar – executar – checar – agir de forma a corrigir o rumo) na sua vida, permite ajustar a rota e seguir adiante. Imprevistos acontecem, e são bons. E a única constante no planejamento é a mudança. Rotinas semestrais, trimestrais, mensais, semanais, diárias, o melhor jeito é aquele que funciona para você e permite ir além do estabelecido e jamais aquém. No próximo tópico, uma sugestão de rotina mensal.

Faça todos os meses: Planejamento sem execução é a coisa mais inútil que você pode fazer, por isso:
Revise seu Planejamento, fazendo um “balanço” do mês que passou e programando o mês seguinte e as ações necessárias para atingir com êxito seus objetivos ou até mesmo resgatar algum projeto que ficou pra trás;
Detalhe, em sua agenda, os projetos do mês, abrindo por tarefas e compromissos e ações necessárias;
Revise sua organização física e digital;
Acompanhar evolução investimentos (móveis e imóveis, se houver);
Incremente essa lista com o que é importante para você.

16. Crie um ritual diário para você – inclua nesse ritual: viver e ser feliz, e, agradecer por 3 coisas boas que te aconteceram. Esse último exercício ajudará o primeiro e também a exercitar, além da gratidão, o otimismo, a certeza de que sempre algo bom está acontecendo e o reconhecimento dos momentos mais felizes e valorosos. O formato não importa: mentalizando, escrevendo, respirando conscientemente, compartilhando com alguém que você gosta, ou outra forma que você encontrar: criar um ritual diário ajuda a ter mais autoconhecimento, viver o agora, fazer fluir as energias, e também à manter e/ou criar disciplina.

17. Se insira na sua agenda – você é o seu maior empreendimento. Não existe nenhuma possibilidade de você fazer bem para alguém (família, amigos, colegas, você mesmo etc) se não estiver bem física, mental e espiritualmente. Avalie o que te nutre: ler livros, fazer cursos, meditar, dançar, fazer yoga, caminhar, assistir séries, se cuidar esteticamente, viajar, estudar, e se insira na sua agenda. O mundo e você só tem a ganhar quando mais pessoas estão felizes, fazendo o que gostam, realizadas, inspiradas. Gente feliz constrói, compartilha, distribui boas energias, paz, amor, melhora os ambientes em que vive e inspira outras pessoas para essa mesma forma de viver. Você só vai ser bom para os outros, se estiver bem e em paz. Então seja mais leve consigo mesmo, perdoe-se mais, ame-se mais e vá em busca do que te faz feliz.

Você não pode controlar o que irá acontecer em 2017, mas pode controlar como lidará com tudo o que acontecer, se estiver consciente de seus desejos e esforços para isso. Seja resiliente, desenvolva essa capacidade de se manter equilibrado, não importa o que aconteça.

As dicas acima são apenas o início. Complemente ou exclua de acordo com suas crenças e vontades, adeque à sua realidade, o que importa é que o método que escolher, lhe permita e facilite sua realização pessoal e profissional. E comemore cada conquista, ela é um sinal de que você está no caminho certo!!!

Acredite, construa, corra atrás dos seus sonhos com a expectativa de realizá-los. Viva o presente, se permitindo ao mesmo tempo sonhar e preparar o amanhã. O futuro não nos pertence, mas é possível imaginá-lo e construí-lo da forma como queremos e sonhamos que ele seja!

Desejo a cada um dos nossos leitores, que vocês construam em 2017, o melhor e mais feliz ano das suas vidas!!!

Palestrante, Executiva de Negócios, Investidora, Coach de liderança e alta performance pessoal e profissional, Networker, Blogueira no facebook com a fanpage Resultados Extremos - Silvana Oliveira e Colunista do Portal Exnap, Silvana é Bacharel em Administração e Pós graduada em Finanças Empresariais. Atuou no mercado financeiro mais de 11 anos, com experiência em Gestão de Equipes, Negócios, Estratégia, Liderança, Finanças e Resultados. Apaixonada por evolução e por ajudar outras pessoas a transformarem suas vidas para melhor, acredita que a prosperidade é uma questão de escolha. Sua missão pessoal: tornar o mundo um lugar melhor e mais feliz!