5 dicas para enfrentar o furacão da separação

Diante de todas essas ações e emoções que envolvem uma separação sabemos que não existem formulas mágicas para superar e recomeçar.

21014015059_f7992d897e_c

Diante de todas essas ações e emoções que envolvem uma separação sabemos que não existem formulas mágicas para superar e recomeçar.

Mas as dicas aqui são apenas setas, pontos, marcos neste mapa para sua nova jornada e na tentativa de acalmar o “furacão”.

1. Não deixe sua felicidade na mão do outro.
Ela é construída pelos passos que você decide dar e por quem você é.

2. Viva o luto.
Existe para cada um um tempo de reclusão, mas é um tempo que tem hora para acabar.
Sofra, chore, como sorvete assistindo filmes ” água com açúcar”.
A forma como você vive este momento é que faz você ter a capacidade de enxergar novas possibilidades

3. Escolha suas batalhas, elas são suas.
Fique longe de “amigos” que queiram guerra, que incentivam discussões desnecessárias. Os “amigos” voltam pra casa e para a rotina e você acaba vivendo tempestades que não precisaria passar.
É um momento delicado onde as emoções estão dúbias e tudo está com uma lente de aumento. Aproxime-se de mediadores centrados e sensíveis para serem seu guia.

4. Busque em você mesmo a cura para seu coração partido.
Nem o tempo, nem amigos, nem outros amores são capazes de sozinhos juntar os cacos deste coração. Cabe a você, a cada manhã, descobrir novos recomeços, novos prazeres, novas chances de ser feliz.

5.Se reinvente.
Descubra, aos poucos, o que você realmente gosta.
Saia para passear sozinha ou com amigos, em lugares que você se sinta bem. Parques, teatro, show, balada, café, não importa. Procure cursos de dança, culinária, artes, música, cursos filosóficos, encontros de bike, caminhada, corrida ou qualquer coisa que te ajude a se reinventar e mostrar a si mesmo que mudar de rota não significa fracassar. Se separar de uma pessoa, mudar de carreira, mudar de estilo de vida. Fracassar é não fazer algo que te mova, que te encante que faça você se sentir vivo.O que passou foi bom até um certo momento e você terá uma nova possibilidade para ser feliz, se valorizar, se amar e viver plenamente sua nova história.

 

*Photo credit:Photo credit: mighaza182 via Visualhunt / CC BY-ND

Em uma conversa entre amigas, Ana e Juliana, ambas separadas e Aline, casada, falavam de divórcio e de como esse assunto ainda é visto como um tabu. Existe (acreditem!) muito preconceito e clichês. E só sabe isso quem vive ou viveu um divórcio.