As cinco regras básicas para a higiene íntima

Será que você sabe a importância da higiene íntima e a realiza com cuidados?

bath-465577_1920

Que tomar banho e escovar os dentes diariamente é necessário, todo mundo sabe. Mas, será que você sabe a importância da higiene íntima e a realiza com cuidados? Além de eliminar odores, a higiene previne infecções e a proliferação de fungos.

O Dr. Paulo César Giraldo, professor titular de ginecologia da Unicamp, afirmou – em entrevista ao site do Dr. Drauzio Varella – que as mulheres, em sua maioria, não realizam os cuidados de forma correta, muitas vezes por não acharem necessário. “Isso é uma falha, já que a proliferação de fungos e bactérias na vulva gera coceiras, irritações e corrimento”.

Ainda de acordo com o doutor, apesar dos infinitos produtos de higiene pessoal feminina existentes nas farmácias e supermercados, o recomendado é que as mulheres usem somente água, sabonete especial e os dedos para realizar a higienização, três vezes ao dia. Ele ainda alerta que o uso de esponjas e cotonetes não são adequados, pois podem causar ferimentos.

Segundo a sexóloga e psicóloga Carla Cecarello, o absorvente é outro item que faz parte da higiene íntima da mulher. Carla afirmou que o absorvente interno é ótimo para quem deseja curtir uma praia ou uma piscina. Mas, que ele também pode ser usado no dia a dia. “Você tem que trocar toda hora. De 2h a 3h no máximo com o mesmo absorvente. O mesmo só é prejudicial a saúde se a mulher passa o dia inteiro sem trocar e isso pode resultar em infecções”, alertou.

Os cuidados também devem ser realizados no seios, atentando-se sempre em secar a parte de baixo para que não fiquem úmidos e sujos, evitando assim a proliferação de bactérias.

Lembrem-se sempre de que o excesso de limpeza também pode trazer consequências, como o ressecamento e traumatismo vaginal. O indicado é que a limpeza dure, no máximo, três minutos.

Confira as 5 regras básicas de higiene pessoal:

  • Mantenha sempre a pele seca: fica difícil não suar com as tarefas do dia a dia e muitas vezes com o calor, por isso a dica é sempre ter um lencinho de higienização na bolsa para secar a pele.
  • Saúde dental: escove seus dentes sempre após as refeições e lembre-se sempre de ir ao dentista.
  • Roupas limpas: como nossas vestimentas tem contato com nossas partes íntimas, com nosso corpo, é necessário que elas estejam sempre lavadas.
  • Cuidados com as axilas: usar um bom desodorante é essencial para prevenir cheiros desagradáveis e até mesmo evitar manchas nas roupas.
  • Mãos e pés sempre limpos: é necessário manter as unhas das mãos e dos pés sempre limpas, o importante é sempre tê-las higienizadas. Carregue dentro da bolsa um álcool em gel para usar durante o dia. E para os pés use sempre um spray incolor e sem cheiro para garantir a limpeza.

 

 

 

 

Conteúdo originalmente publicado no site Sexualidade & Você.

Siga Carla Cecarello nas  redes sociais!!

-Facebook: https://www.facebook.com/carla.cecarello
-Twitter: https://twitter.com/carlacecarello
-Site: http://www.carlacecarello.com.br

-YouTube: youtube.com/sexualidadeevoce

Psicóloga e Sexóloga Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP Apresentadora de TV (SBT, TV Gazeta e Rede TV) Colunista na Rádio Transamérica Conferencista em todo o Brasil Autora do livro SEXUALmente - Nós Queremos Discutir a Relação Apresentadora do programa Sexualidade e Você no YouTube