Cuidando da vida financeira

A vida é feita de momentos! Muitos deles são bons e alguns são ruins...o importante é manter o equilíbrio em todos eles e ter consciência da sua capacidade. Capacidade de vencer, de passar por cima, de se adaptar e, principalmente, de surpreender a si mesma.

papocabeca:imagem:00002

A vida é feita de momentos!

Muitos deles são bons e alguns são ruins…o importante é manter o equilíbrio em todos eles e ter consciência da sua capacidade.

Capacidade de vencer, de passar por cima, de se adaptar e, principalmente, de surpreender a si mesma.

Aquele bicho de sete cabeças vai se tornar um aliado para sua nova fase de vida.

Sabe do que estamos falando? Sim, exatamente, das finanças, do banco, dos investimentos, etc.

Para algumas pessoas pode até não ser, mas a verdade é que para a grande maioria ir ao banco é um tédio, sinônimo de filas, estresse e tarifas.

Estamos aqui para mudar esta visão e te ajudar a compreender e fazer gestão da melhor forma.

Tenha claro em sua mente (e no papel também) quais serão seus gastos daqui pra frente…os fixos e os programados por determinado período. Contabilize também sua renda mensal.

É essencial ter conhecimento de quanto gasta-se no mês e do quanto sobrará para sabermos aonde investir.

O que fazer com o novo patrimônio financeiro?

Divida-o, pelo menos, em duas partes: na “AINDA BEM QUE GUARDEI” e na “O FUTURO VEM AÍ”.

A primeira reserva que você tem que compor é a “AINDA BEM QUE GUARDEI”…procure um investimento de baixo risco e com liquidez (possibilidade de resgate imediato) assim como: CDB, Compromissada, Fundos DI e Poupança.

Aplique a quantia equivalente a seis vezes a sua renda mensal. Desta forma você estará preparada para qualquer imprevisto ou oportunidade de negócios.

Outra parte do recurso vai para “O FUTURO VEM AÍ” e é extremamente importante começar a pensar já na sua aposentadoria. Acredite, você já deveria ter iniciado esta reserva há muitos anos…mas antes tarde do que nunca e agora é a sua hora, o seu momento para descobrir ou redescobrir a mulher de negócios que tu és. Escolha um investimento de longo prazo e de preferência um fundo de previdência para planejar a sua aposentadoria. A idéia aqui é manter seu padrão de vida lá na frente quando for se aposentar e você pode programar aplicações mensais nela também.

Todo o recurso que sobrar no mês deve ser aplicado em outra reserva que pode ser usada para diversificar seus investimentos, trabalhar com prazos, riscos…tudo de acordo com seu perfil de investidora e seu momento de vida.

Caso seu recurso hoje não seja suficiente para compor as reservas… comece aos poucos pela primeira aplicando mensalmente e quando você menos esperar ela estará completa e você já estará iniciando a segunda…acredite!

Saiba quem é seu gerente de conta no banco, tenha o e-mail dele salvo e mantenha contato. Qualquer dúvida não hesite em procurá-lo, este é o papel dele.

Aceite sugestões deste profissional, mas só faça o que estiver confiante e que tenha entendido tudo, principalmente, prazos, carências e taxas.

E lembre-se, diariamente, ao amanhecer e olhar-se no espelho…que você é capaz, tão capaz que só depende de você fazer desta nova fase…a melhor fase da sua vida até aqui!

Sucesso! Porque só sorte a gente deseja para quem não tem capacidade!

Um beijo com carinho!

Leticia é jornalista e consultora financeira. leticiafconti@gmail.com