DICA - cuidando da pele no verão

?Férias, calor, praia, piscina e, é claro, sol. Combinações que nem sempre dão certo. É justamente durante o verão que aumenta a incidência das doenças de pele devido principalmente à falta de proteção solar. Saiba como evitar esses problemas!

deckchairs-355596_1920

?Férias, calor, praia, piscina e, é claro, sol. Combinações que nem sempre dão certo. É justamente durante o verão que aumenta a incidência das doenças de pele devido principalmente à falta de proteção solar. Saiba como evitar esses problemas!
?A radiação UVA penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. Já os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele. Portanto, todas as pessoas, independentemente do tipo de pele e época do ano, devem usar fotoprotetor com, no mínimo, FPS 30.
?No verão, devemos reaplicar o produto a cada 2 horas ou até antes, caso haja transpiração excessiva ou mergulhos prolongados. Por melhor que seja o filtro solar, o produto deve ser reaplicado, pois tendem a sair da pele devido transpiração, mergulhos, atrito com toalhas ou roupas, etc. É imprescindível a aplicação diária de um filtro solar de boa qualidade, com no mínimo, FPS 30, três vezes ao dia (pela manhã, reaplicar antes do almoço e à tarde); evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas; usar chapéus com abas largas, bonés, óculos com lentes de boa qualidade com filtro UV e roupas especiais que possuam fator de proteção no tecido (FPU).
?E ainda, beber bastante água, pois a hidratação da pele também se faz de dentro para fora. Sem água, não conseguimos manter a homeostase (equilíbrio) do organismo. Durante a exposição solar, podemos perder água através da pele e corre-se o risco de desidratação.

BOAS COMPRAS:

Cetaphil Daylong FPS30 SENSITIVE – para peles sensíveis. Hipoalergênico, fácil de espalhar e absorção imediata!

Vichy Clarify FPS 60 – Protege, uniformiza e clareia. Para todos os tipos de pele que tenham queixas ou propensão a manchas solares. toque super seco.

Episol Color– protetor solar com cor 3 tonalidades. Cobertura perfeita e uniforme. Toque seco.

Anthelios Airlicium FPS 70 – Indicado para pele oleosa ou acneica, sensível ao sol.

Isdin Fusion Sport Gel – Ideal para pratica esportiva e para áreas com pelos, inclusive couro cabeludo.

Carla Albuquerque é médica dermatologista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Mãe da Bia, adora viajar, fazer mergulhos e acredita que buscar uma vida mais plena e feliz também contribui para a beleza da pele. www.carlaalbuquerque.com.br recepcao@carlaalbuquerque.com.br Espaço A- Estética Avançada Rua Dr Sodré, 122/ conj. 97 Vila Nova Conceição