Dica - Estrias: conheça as causas e os tratamentos

A escolha do tratamento depende do tipo de estria.

7311992740_fa2b9a54f1

Estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Surgem devido ao rompimento das fibras de elastina e colágeno, presentes na derme. Existe uma predisposição genética para desenvolver estrias, mas ganho rápido de peso, gravidez, edemas (inchaços), aumentam as chances de elas aparecerem. Até mesmo o aumento rápido de massa muscular pode causar estrias em pessoas que treinam muito forte musculação em áreas como braços, por exemplo, devido ao estiramento da pele que ocorre nessas situações.
As estrias avermelhadas são recentes e ainda em fase inflamatória. Elas oferecem maiores chances de resultados satisfatórios, podendo chegar até ao desaparecimento das mesmas em alguns casos. Para tanto, é usado como recursos terapêuticos os peelings, lasers, luz intensa pulsada ou microagulhamento (roller). Já as estrias brancas são a sinalização do corpo de que elas estão instaladas. A escolha do tratamento depende do tipo de estria, se é recente ou antiga, fina ou grossa, cor da pele etc.
De qualquer forma os melhores resultados são obtidos com os lasers fracionados. Para estrias recentes, laser de diodo fracionado (emerge). Para estrias antigas, laser de co2 fracionado (dual deep).
Para evitar o aparecimento das estrias é fundamental evitar ganhos rápidos e excessivos de peso e massa muscular, evitar inchaços, além de hidratar a pele, pelo menos duas vezes ao dia com cremes específicos.
No tratamento das estrias o mais recomendado é usar um creme com ácido retinóico, em diferentes concentrações dependendo da intensidade das estrias e também da sensibilidade da pele. Como prevenção, o indicado são os cremes que contêm óleos de rosa mosqueta, elastina, óleo de semente de uvas ou óleo de amêndoas.

*Photo credit: Dreaming in the deep south via Visualhunt.com / CC BY

Carla Albuquerque é médica dermatologista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Mãe da Bia, adora viajar, fazer mergulhos e acredita que buscar uma vida mais plena e feliz também contribui para a beleza da pele. www.carlaalbuquerque.com.br recepcao@carlaalbuquerque.com.br Espaço A- Estética Avançada Rua Dr Sodré, 122/ conj. 97 Vila Nova Conceição