DICA - Jalapão

No coração do Brasil, localizado no município de Mateiros, no Tocantins, em meio a imensidão da Serra Geral, com seus rios de águas puras e cristalinas, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva, existe uma das últimas regiões onde a Natureza se mantém intacta: O Jalapão.

central2.to.gov-1

A sua solidão pode ser acolhida e refletida por essa Natureza que te responde a cada contato, sempre que você permitir.

Uma VIAGEM, uma proposta que você faz pra VOCÊ!
No coração do Brasil, localizado no município de Mateiros, no Tocantins, em meio a imensidão da Serra Geral, com seus rios de águas puras e cristalinas, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva, existe uma das últimas regiões onde a Natureza se mantém intacta: O Jalapão. Chamado de Deserto do Jalapão é na realidade um grande Oásis, pois, apesar do solo arenoso, esta região serrana possui nascentes e belas cachoeiras, além de uma grande diversidade de Flora e Fauna do cerrado. O acesso é feito a partir de Palmas_Tocantins em veículo 4X4. A dificuldade de acesso deve ser a grande responsável pela preservação deste santuário.
E então? É hora de preparar as #malas e #partiujalapãoalone
Essa não é apenas uma dica de viagem para que você possa experimentar sozinha(o), mas eu convido você a entender mais sobre o que significa conhecer o Jalapão “sozinho”!
Se você gosta desse tipo de viagem, no meio do nada, sem qualquer contato com o mundo, apenas curtindo paisagens, usufruindo da natureza e, de quebra, quer aprender um pouco sobre a história do Tocantins, vai gostar. Agora, se você é um pouco medroso(a) de tudo, não quer suar, se sujar todo de poeira, caminhar muito, não suporta insetos,… o melhor é solicitar outras dicas de destinos! Pois se tem uma coisa da qual o Jalapão não precisa é de quem tem medo dele e não sabe usufruir da sua beleza e naturalidade!

O início desta viagem de encantos e descobertas é em Palmas, capital do Tocantins.

As atividades são diversas: Caminhadas, canoagem, praias selvagens, safári fotográfico, pôr-do-sol no alto das Dunas, contemplar o brilho das estrelas ao redor de uma fogueira amiga… E além da lembrança do que vai vivenciar, você poderá trazer o artesanato feito com o nobre Capim Dourado.

A hospedagem no exclusivo Safári Camp proporcionará uma experiência única, possibilitando uma completa interação com a Natureza.
Uma de suas mais “puras” opções:
Safari brasileiro – Participar do Safári Camp! Uma experiência extraordinária: cinco dias de interação completa com a natureza sem abrir mão de confortos, como um delicioso banho quente e uma cama macia. Tudo com um mínimo de impacto ambiental, pois a intenção é não interferir na perfeição da natureza.

O impacto ambiental e o atendimento personalizado são uma das nossas principais preocupações, além de estar sempre de acordo com as práticas e uso do Turismo Sustentável, por isso essa sinergia entre nós operadores tanto da RAIZBRAZIL Turismo e Eventos que emitimos, como do nosso parceiro Korubo que os recepciona no local. A estrutura local não envolve construções de alvenaria sendo a arquitetura integrada à paisagem. Utilizam energia alternativa, empregam trabalhadores nativos e incentivam a produção e comercialização do artesanato local.
Antes de qualquer atividade o grupo é reunido e recebe instruções sobre a prática e equipamentos utilizados.

Canoagem
Descemos as corredeiras de águas puras e cristalinas apreciando a natureza selvagem. O Rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo, seu fundo de areia forma belíssimas praias nas margens. Emoção e satisfação de vencer as águas! Vale a pena!

Pôr-do-sol nas Dunas
A sensação de caminhar na areia e contemplar o pôr-do-sol é indescritível. Localizadas ao pé da Serra do Espírito Santo, cercadas por lagoas cristalinas, as dunas cor de laranja têm até 30 metros de altura e 34 mil Km de extensão. É um espetáculo de tirar o fôlego! A areia dourada (areia de quartzo), em constante movimento, é guiada pelos ventos. A cor é decorrente da erosão natural dos paredões de arenito, de cor avermelhada, que ficam próximos dali. Perdi a conta do tempo que andei pelas dunas e seus oásis! A energia e a beleza não deixaram espaço para qualquer outra sensação!

Cânion da Suçuapara
Uma paisagem surpreendente e refrescante em meio à aridez do cerrado. Após uma caminhada leve chegamos ao pequeno cânion com águas que escorrem por uma fenda entre as rochas. É um cenário maravilhoso que a natureza deixa escondido e que precisa ser preservado pelos aventureiros!

Poço do Fervedouro
A nascente de águas cristalinas forma um poço de mais ou menos seis metros de diâmetro. A força da água que emerge impede que a pessoa afunde. Uma experiência totalmente diferente, temos a sensação de realmente flutuar. A temperatura é morna e o efeito borbulhante. Visitamos dois Fervedouros na região. Paisagens paradisíacas!

Cachoeira da Formiga
Queda pequena e forte famosa pelas águas cristalinas e de temperatura agradável. Uma piscina natural de cor verde esmeralda mostra o fundo de areia branca. O local é perfeito para que você recarregue as energias, sinta a natureza. Hidromassagem e relaxamento ao seu dispor!

Trilha do Mirante da Serra
Caminhada íngreme, mais ou menos 1 hora de subida até o topo. A vista panorâmica da região vale o esforço. A Serra do Espírito Santo, pelo processo de erosão deu origem as dunas e lá de cima pode-se ter uma noção de como se formam.

Você, mesmo com espírito aventureiro, deve ter sempre muito claro os seus próprios limites. Nenhuma das atividades envolve riscos, porém a condição física de cada um, o conhecimento de seus limites e sua percepção desses fatores é muito importante. Estar alerta às respostas de seu corpo a qualquer tipo de esforço que vá além de suas possibilidades é condição essencial para encarar qualquer aventura. Se você tem verdadeiro “pânico” de cachoeiras, vá devagar… E a nossa DICA é: OBSERVE-SE ! Os seus medos, o seu pavor, ou até mesmo a coragem que acaba de descobrir…Permita-se!
As pessoas do grupo geralmente têm graus diferentes de experiência em atividades diversas. Avise o guia de seu grupo caso você perceba que o esforço é “demais” para você. Isso é respeito, por você mesmo e pelo grupo! Sempre há uma solução! Os guias e pessoal de apoio existem exatamente para isso! E será que o “aprender a pedir ajuda ou a compartilhar também não é o seu alerta para a sua grande “cura”, a sua mais nova descoberta?

O que levar
Sua bagagem deverá ser bem organizada e prática. Lembre-se que a intenção é o contato direto com a natureza e “COM VOCÊ” ! Roupas práticas, confortáveis, que permitam movimento. Dê preferência a tecidos leves e com secagem rápida.
Shorts ou bermudas, calças, camisetas e claro, biquíni ou maiô. Não se esqueça das toalhas de banho, duas são suficientes; uma para banho e outra para os passeios.
Calçados para caminhar nas dunas: nada! Você precisa ir descalço, sentir a vibração, a energia. Não há qualquer problema, pelo contrário: é extremamente agradável pisar na areia fofa!
Para os demais esportes aconselho botas ou tênis com “travas”, elas são necessárias para garantir a “pisada firme” no trekking. Tênis comuns nem sempre têm aderência suficiente. Uma papete ou chinelo comum para o descanso dos pés também é útil.
E também:
• Boné ou chapéu
• Agasalho – de Maio até Agosto a temperatura cai durante a noite
• Protetor solar
• Repelente
• Óculos escuros

Não se preocupe em viajar sozinho! O acampamento se torna um grupo muito solidário e companheiro. Rapidamente, com os desafios e as aventuras, você estará perfeitamente integrado. Indo sem acompanhante você poderá optar em ocupar uma tenda sozinho ou com mais uma pessoa do grupo. A opção é sua! Qualquer que seja a sua escolha isso em nada irá interferir nas atividades, pois todas são realizadas em grupo.

Não é uma viagem para tentar planejar sozinho. As estradas não têm pavimentação, a sinalização é muito precária e o percurso é marcado por trechos de areia muito fofa. Por segurança, você vai precisar de uma operadora. Toda a logística dos nossos grupos são elaborados pela a RAIZBRAZIL Turismo e Eventos em parceria com a Korubo.

Pensou que seria uma dica num hotel de luxo com estradas asfaltadas e saídas para as compras? Essa fica para uma próxima dica ! rsss…

Essa proposta é mais um presente fantástico que a Natureza nos dá, e dessa vez através do JALAPÃO!

RESERVAS, valores, pacotes, dúvidas, dicas e sugestões :
RESERVAS@raizbrazil.com.br
Whatsapp 11 95781 9468 cel 11 9 4302 2753
Twitter @raizbrazil
WWW.facebook.com/raizbrazil

imagem – http://jalapao.to.gov.br/

Christiane é CEO Marketing, diretora da RAIZBRAZIL Turismo e Eventos, diretora e locutora do programa de rádio Viajar.0 "O seu ponto de partida". Organizadora e criadora do espaço ESA (Esporte, Saúde e Arte). http://www.raizbrazil.blogspot.com.br