Diferença de idade nos relacionamentos

A diferença de idade entre o homem e a mulher numa relação de namoro ainda é um tema polêmico.

lovely-white-and-black-lifestyles

Quando nascemos, encontramos um mundo em que os padrões de comportamentos masculino e feminino já estão claramente definidos. A diferença de idade entre o homem e a mulher numa relação de namoro ainda é um tema polêmico.

?Aprender a se relacionar parece tarefa fácil, mas não é, e quando somado à esse aprendizado, temos a diferença de idade no relacionamento, precisamos aprender como administrar os gostos, as diferenças, a individualidade de cada um na relação e o preconceito por parte dos amigos e da família.

?É sabido que existe um preconceito maior quando uma mulher mais velha, se relaciona com um homem mais jovem; por exemplo, uma mulher de 35 com um homem de 25 anos. Muitas pessoas não aceitam esse tipo de relacionamento e julgam que algo pode estar errado. Já quando as mulheres se relacionam com homens mais velhos, é algo mais esperado e aceito entre a sociedade. Mas e entre o casal, como fica essa diferença no dia a dia da relação?

?Quando a pessoa procura um parceiro para se relacionar, ela espera que se cumpra alguns papéis que são importantes para ela, existem referências nessa busca e valores que são colocados a prova na hora dessa escolha. Muitas vezes a pessoa mais nova do casal estava procurando alguém que ocupasse o papel de pai e mãe, mas na verdade, aquele com quem você se relaciona não deveria assumir essa função.

?Durante a relação a diferença de idade vai aparecendo, a pessoa mais nova poderá ter gostos divergentes da pessoa mais velha, e a longo prazo isso vai se tornar um problema, que às vezes, no início do relacionamento não é percebido, pois ambos estão empolgados. A relação com os amigos também, pois a pessoa mais nova, terá os amigos da mesma idade e a mais velha, amigos mais amadurecidos, na hora da troca, pode ocasionar dificuldades de aceitação. A parte física também, pois a pessoa mais velha acaba se cansando mais do que a pessoa mais jovem. Claro que não podemos generalizar, mas normalmente, essa é a visão que acabamos percebendo nessas relações.

?Outro fator que pode atrapalhar esse relacionamento é a família, que pode não aceitar de forma positiva essa diferença da idade e isso pode desgastar o casal pelas chateações familiares.

?É muito importante que o casal esteja muito claro de todo esse cenário e que a comunicação esteja sempre muito presente, pois diferenças entre casais existe, independente da diferença de idade. Quanto maior a sintonia e mais parecido for o estilo de vida e familiar, mais chances o relacionamento terá de dar certo.

“O amor não tem idade. Estamos sempre maduros para amar. E não acredito que o amor possa chegar cedo ou tarde. O amor é pontual. Chega sempre na hora certa, seja a hora que for.” (Manoel Carlos)

?Patrícia é Psicóloga, atende adolescentes e adultos em São Paulo capital, na Vila Clementino e no Morumbi. Atualmente é casada após passar por um processo de divórcio. Fez especialização para trabalhar com pacientes adultos e que necessitam de uma comunicação mais assertiva e positiva. Trabalhou na Fundação Julita por 2 anos como psicóloga no atendimento à famílias, crianças e funcionários da fundação. É extremamente atenciosa e confiante nas relações humanas. patricia@florenzano.com.br