Fantasias sexuais

Mas as fantasias, além de serem tempero para uma relação sexual, ajudam muito a entender o próprio desejo.

0A849F80-6F59-45E3-AD91-DE336EB507DF

Ninguém sabe ao certo o que dá formato a uma fantasia sexual: uma cena vivida, uma cena emprestada de um filme, um desejo inconsciente. Certo é que muitas de nossas fantasias sexuais tem um aditivo da produção cultural: desde filmes pornográficos com cenas repetitivas de penetração máster, tipo bate-estaca, ejaculações fantásticas, sexo a três, até os temas românticos dos filmes que reproduzem aquela explosão de tesão cheia de coraçõezinhos no entorno. Muitas pessoas acabam “formatando” as suas fantasias para esses scripts conhecidos, que nem sempre são interessantes ou satisfatórios.

Mas as fantasias, além de serem tempero para uma relação sexual, ajudam muito a entender o próprio desejo. Pegue uma cena excitante de uma fantasia sexual e analise. O que te chama a atenção? Os personagens? Os corpos? O enredo ou a prática sexual? Tudo junto talvez…

Dividir as fantasias sexuais com o parceiro pode ajudar a estabelecer intimidade, mas também gerar conflitos. Quando uma relação amorosa está iniciando, normalmente as pessoas não querem “dividir” os(as) parceiros(as) com outros personagens, objetos, filmes…Ainda mais quando essas fantasias envolvem práticas não usuais, ou a que não se está acostumado(a). Também, há fantasias que são possíveis de realização a dois, e outras que podem ser mais complexas, que colocam em cheque a relação de confiança e afeto. O importante é ir descobrindo aos poucos, ousando e percebendo, criando climas. E nunca ir além quando a proposta segue um roteiro que avança limites individuais.

 

 

 

foto: Ensaio Pocket (Janine Trassi e Nani Abel)

Instagram: @ensaiopocket

 

Ana Canosa é psicóloga, especialista em educação sexual e terapia sexual. Tem atuação acadêmica, sendo coordenadora e docente em cursos de pós-graduação e é diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Atende em consultório, ministra cursos, aulas e palestras, assina a coluna mensal Sexo Fácil na Revista VIP, tem livros publicados. Esteve à frente do programas de Tv SOS Casamento (SBT), do quadro Familia pede Socorro (SBT,) e do programa Escola para Maridos (FOX Life) e atualmente participa do quadro Beleza Renovada no Programa da Eliana (SBT). É apaixonada pelo tema do amor e da sexualidade e gosta muito do que faz. Como toda mulher da atualidade, tenta equilibrar tantas funções e ainda cuidar de si. Está em seu segundo casamento e é mãe de um garoto lindo, chamado Theo. www.anacanosa.com.br