Hoje a festa é sua!

Hoje é um novo dia De um novo tempo que começou

img_5739

Hoje é um novo dia
De um novo tempo que começou
Nesses novos dias, as alegrias
Serão de todos, é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade
O futuro já começou

Quem já tem mais de 40 deve guardar lembranças de festas em família, regadas ao melhor dos produtos tupiniquins – não havia importados naquela época no Brasil, lembram?

Talvez também lembrem que a vida das pessoas que decidiam se divorciar era muito difícil, havia muito preconceito com relação às mulheres que escolhiam trilhar este caminho e as cicatrizes nem sempre saravam. Mas trilha sonora da globo  sempre nos brindava com a música “Um novo Tempo “ que trazia o prenúncio de que o futuro já havia começado.

Desde então, ano após ano somos lembrados de que …

“Hoje a festa é sua/ Hoje a festa é nossa /É de quem quiser / Quem vier …”

Será que todos enxergamos esse novo tempo? E quem se separou, divorciou ou está prestes a fazê-lo? De que festa conseguirão participar, de qual futuro conseguem tratar?

No Brasil, já alcançamos a maior taxa de divórcio dos últimos 26 anos! Independente dos motivos que levaram a esta quebra de recorde nacional, a concretização de um passo rumo à difícil decisão de terminar uma etapa de vida não é só um número em um gráfico do IBGE. Este passo é no mínimo corajoso pois mesmo sendo um momento de perdas e luto, é importante enxergarmos o espaço que começamos a criar para os dias de alegrias que virão, como diz a música, … “ é só querer…”

Parece fácil não?  “…é só querer…” Me pergunto – será que existe alguém que não queira esse futuro cheio de alegrias que já começou? Talvez não. E talvez a chave para esse momento de transição seja enxergar todas essas decisões como pedaços dessa alegria, quebra cabeças, um caminho de sonhos que com a nossa participação, tornam-se realidade. E a primeira é a escolha pela separação. Quebramos para depois reconstruirmos.

Mesmo na presença de lágrimas , é preciso aumentar o volume da TV quando cantam que

... “Hoje a festa é sua/ Hoje a festa é nossa /É de quem quiser / Quem vier …”

A festa é sua! É de todos! Basta querer começar.

Feliz início de caminhada em 2017

Abraço

Vanessa

Vanessa é mãe em tempo integral, além de psicopedagoga e pesquisadora do psicodrama, da psicomotricidade e da aprendizagem humana. Divorciada, trabalha em uma escola internacional em São Paulo como educadora e, pelas inquietações da vida, fundou com amigos uma associação socioeducacional chamada FabricAções. Em seus textos publicados aqui, procura partilhar alguns dos tijolos necessários para as pontes que precisamos construir entre adultos e crianças no que diz respeito à aprendizagem para a vida. vanessameirelles@fabricacoes.com.br