Metabolismo TURBO

É possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física.

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“Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.”

Essa desculpa comum entre pessoas com dificuldade de perder peso não tem respaldo científico. O metabolismo, sim, é em parte determinado pela genética, mas ele não é um carimbo definitivo de que um indivíduo com uma herança desfavorável está condenado a ter um metabolismo lento para sempre. É possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física. O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física. Acelerá-lo significa fazer com que organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Chegou a sua hora, vamos emagrecer!!!!!

Fatores que afetam o metabolismo

Você sabia que:

Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

1º) Tecido muscular – Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico.

2º) Alimentação – O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada.

O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo.

3º) Frequência das refeições – O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia.

4º) Atividade física – É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água –  A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.

6º) Sexo – O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. 

7º) Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. 

8º) Temperatura ambiente – Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

 

Para acelerar o seu metabolismo e perder peso, FAÇA MUSCULAÇÃO!!!!!

O treinamento com pesos é utilizado com vários objetivos, promovendo alguns benefícios como a manutenção e aumento do metabolismo, decorrente do aumento da massa muscular, bem como a redução da gordura corporal.

Segundos pesquisas, o TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO apresenta um importante papel na busca pelo emagrecimento, visto que promove a manutenção e/ou melhora da massa magra, AUMENTANDO ASSIM O GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO. Este papel pode ser melhor desempenhado se o treinamento for associado a uma dieta alimentar, o que proporcionaria a existência de um balanço energético negativo, ou seja, situação em que o gasto energético é maior que o consumo de energia.

Então, se você deseja emagrecer até dormindo, faça o seu treino de musculação direitinho.

HIIT TREINAMENTO

Sabe-se que a realização de atividades aeróbias de intensidade moderada aumenta a mobilização de gorduras no momento do exercício, porém, atividades de alta intensidade, mobilizam mais ainda esse substrato no período pós-exercício e por isso, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) está se tornando um método de treino bastante interessante, devido aos seus resultados razoavelmente rápidos e sua duração reduzida. Este treinamento induz o corpo a alterações metabólicas e de desempenho que se sobressaem em relação ao treinamento aeróbio tradicional.

Deixando claro:

O que é HIIT, afinal?

A sigla HIIT vem do inglês “High Intensity Interval Training”, que significa “Treino Intervalado de Alta Intensidade”. Esta inovadora forma de treino

intercala exercícios de alta intensidade (como sprints) com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto.

Em que o treino HIIT consiste?

Para que estejamos falando de um Treino HIIT, segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), os intervalos de alta intensidade podem variar de 5 segundos até 8 minutos e devem ser realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima estimada de uma pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que seu coração é capaz de efetuar em um minuto. Os intervalos de recuperação podem durar o mesmo tempo que os intervalos de treino intenso e devem ser executados entre 40% e 50% da frequência cardíaca máxima.

Maior vantagem do treino HIIT.

O HIIT faz com que seu metabolismo fique rápido e acelerado por muitas horas após a conclusão do seu treino potencializando o gasto calórico por um bom tempo.

 

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Personal Trainer especializado em saúde da mulher. MINHA MISSÃO - Motivar minhas alunas a buscar o que há de melhor e mais bonito em seus corpos. MINHAS ARMAS - Exercício físico sistematizado associado a uma alimentação saudável. SEUS RESULTADOS - Uma autoestima inabalável e um corpo que sempre sonhou site - www.alemdascurvas.com.br Insta - @alemdascurvas Face - ALÉM DAS Curvas