Mulheres de 40...50...no (século XXI) caminho da maturidade.

A mulher de 40,50 além da exuberância, ainda tem seus momentos e seus humores.

5614030658_4483f35e6e_b

“Não importa o lugar de onde você vem.
O que importa é quem você é!
E quem você é?
Você sabe?”
Coco Chanel

Que previlégio hoje estar por volta dos 40, 50 anos a caminho da maturidade…
Vibrante,experiente e interessante essa mulher é bem mais completa que as mulheres de tempos atrás.
Aos 40, a mulher esbanja vitalidade e é de uma geração educada para encarar de tudo.
Independente da origem, a sede de vencer é comum a essas guerreiras. E elas foram à luta. As que tiveram acesso deram o start numa sequência de mestrados , doutorados, MBA,s, que antes eram esporádicos. E muitas chegaram lá: empresárias, gerentes, diretoras, chefes de família, enfim, vencedoras.
Paralelamente ou em seguida, fizeram suas parcerias, constituíram suas famílias, buscaram o melhor para os seus , sempre imbuídas de seus valores e preceitos, preocupadas com o futuro dos filhos e da sociedade.
Pode-se dizer que algumas são mulheres de crises, pois como em qualquer fase da vida elas acontecem: se separam, mudam de profissão, de cidade e até de país.
Por outro lado, quando tudo corre bem, são mulheres seguras, decididas, pois já vêm de meio caminho andado, com experiências que lhes dão um background para a vida. Mas ainda têm bastante a aprender pela frente e sabem disso.
Realizadas no trabalho e zelosas dos seus queridos, chegam aos 40, 50 ávidas de si mesmas. Vão especialmente numa viagem interna em busca do que tiver ao seu alcance para esse grande encontro, pois disso acreditam que depende sua plenitude.
Com o rápido acesso à informação, as mulheres sabem muito sobre os cuidados com a saúde e a beleza, e, na medida do possível seguem tudo o que podem e isso as tornam bem mais vigorosas : cuidam dos hormônios, das gordurinhas, das rugas , enfim, se assessoram da tecnologia e tiram dela os melhores benefícios.Muito práticas e ainda acostumadas a uma certa onipotência, se pudessem, não exitariam em terceirizar desconfortos, como alguns sintomas da menopausa e exames rotineiros desagradáveis,nada delicados.
Quanto aos relacionamentos, essa mulher está mais exigente e com a experiência, sabe o que quer e como encantar. Seu foco está na qualidade do afeto.
Pela primeira vez, pensam na finitude, o que pode dar uma certa urgência no viver, pois agora tomam mais consciência da ligeireza do tempo.
Começam a se interessar pela espiritualidade. Algumas já têm sua fé adquirida pelos anos , outras iniciam agora sua caminhada e buscam respostas para suas inquietações. E isso só as tornam mais completas.Procuram cumprir seu papel enquanto mães, mulheres que trabalham, se propõem a ajudar o próximo como uma forma de contribuir para a sociedade mais ampla, além de se engajarem politicamente como cidadãs.

Agora cá entre nós, não se iludam!
A mulher de 40,50 além da exuberância, ainda tem seus momentos e seus humores.
Às vezes, se sente só.
De repente chora sem saber porque.
Pode se sentir insegura vez ou outra.
E, eventualmente, tudo o que quer é só um abraço.
– E depois de tudo isso o que move essa mulher?

É o amor! A única coisa que nunca mudou desde que o mundo é mundo. – simples assim.

*Conteúdo originalmente publicado no blog 40etralala

**Photo credit: mac.rj via Visual Hunt / CC BY

Sou Psicanalista! Estudei no Centro Winnicott de São Paulo e fiz um longo percurso de estudos até chegar a completar minha formação como psi. Hoje atendo adultos e oriento pais. Além disso vez outra escrevo sobre tudo isso, mas não me considero escritora, apenas utilizo mais essa forma de comunicar com o público. Atendo nos jardins na rua Caconde 172! Meu email: lolasarmento@ gmail.com