A nova dona da situação... EU!!!

O ideal aqui é saber qual a renda mensal, o quanto se gasta e com o que e o quanto sobra. Para isso vocês podem utilizar, papel e caneta, caderno, bloco de notas do celular, planilhas de Excel ou um aplicativo.

home-office-336377_1280

Olá, pessoal!

Aqui estamos novamente…agora que já aprendemos no post anterior (http://www.exnap.com.br/cuidando-da-vida-financeira/) que precisamos separar nossas finanças por reservas chegou a hora de colocar em prática. Para isso vim ajudá-las com mais algumas dicas.

Tanto para você que já compôs as suas reservas quanto para você que não teve recurso suficiente para isso as próximas dicas são muito válidas, pois é necessário saber exatamente o quanto está sobrando da sua renda por mês e, se não está sobrando o que podemos fazer parar sobrar e, assim continuarem com uma vida financeira saudável.

O ideal aqui é saber qual a renda mensal, o quanto se gasta e com o que e o quanto sobra. Para isso vocês podem utilizar, papel e caneta, caderno, bloco de notas do celular,
planilhas de Excel ou um aplicativo.

Sou adepta da modernidade com praticidade, portanto já podem imaginar que prefiro o aplicativo, né?! Tenho um queridinho que vou apresentar-lhes: é o GuiaBolso.com.br
Nele você alimenta sua renda e detalha seus gastos por categorias (que você pode personalizar)…Ahhh até seus cartões de crédito (que devem se tornar apenas “seu cartão de crédito” – no singular) você pode configurar e suas faturas aparecem no aplicativo também.

Você pode criar seus planejamentos e ele te ajuda com gráficos a identificar onde está seu maior gasto e no que pode reduzir. – Eu super recomendo! 😉

Saiba exatamente qual seu gasto fixo mensal…aquele que é inegociável, como: alimentação, contas de consumo, escola das crianças, convênio médico, celular, etc., para este valor não tem negociação você pode até pensar em economizar apagando as luzes quando sai dos cômodos, não dormir com a TV ligada, comer mais em casa e menos na rua, maaass este valor deve estar claro que todos os meses sairá da sua renda.

Aí analise direitinho o seu balanço no aplicativo (planilha, anotações…) e veja o que pode reduzir dos gastos negociáveis como: salão de beleza, happy hour, roupas, maquiagem etc.

Organize-se para guardar no mínimo 30% da sua renda mensal, compondo as reservas como conversamos.

Minha amiga, fazendo assim não tem erro e nada melhor do que ter a tranquilidade de ter um dinheirinho guardado pro futuro, para as emergências e ser dona da situação, né?!

Espero ajudar sempre!

Um beijo com carinho!

*Imagem Pixabay

Leia também: http://www.exnap.com.br/como-dar-conta-das-financas-pos-casamento/

Leticia é jornalista e consultora financeira. leticiafconti@gmail.com