Recomeço...de mim

Para mim, o primeiro passo para recomeçar é assumir que é preciso mudar algo.

girls-sparklers-fireworks-celebration-happy-people

Celebro com vocês o dia de hoje, o meu novo começo.

Acho muito bonito que tantas mulheres estejam conectadas para falar e procurar recomeçar. Cada uma tem a sua história pessoal, a sua separação, os seus problemas e as suas dores, mas somos todas iguais, vibrando juntas, todas querendo ser mais felizes, realizadas e procurando recomeçar.

O recomeço é uma transformação necessária em diferentes fases das nossas vidas e em muitos aspectos, vamos aprofundar mais este mundo para entender melhor os desafios que nos proporciona e como podemos lidar com eles na forma melhor para chegar aos resultados que desejamos.

Aqui não importa se você é homem ou mulher, velha ou jovem ou se precisa recomeçar a sua vida sentimental, profissional, financeira, espiritual ou física… as ideias que quero compartilhar são inclusivas de todas pessoas e situações.

Muitas vezes nos sentimos cansadas, sozinhas, com medo, ou pior achamos que é demasiado tarde para conseguir recomeçar. Quase sempre nos subestimamos.

Recomeçar é a nossa oportunidade hoje, que ainda estamos vivas, de ser e agir diferente nas nossas vidas, mudando tudo aquilo de que não gostamos mais ou que não deu certo.

Nunca é tarde demais. Estamos respirando? Então temos tempo e oportunidades para recomeçar, é só querer, acreditar em nós mesmas, e mais importante de tudo, agir.

São três os primeiros conceitos que considero básicos para conseguir co-criar felizes realidades a nossa volta, para recomeçar de forma diferente, uma forma nova, amorosa, verdadeira e respeitosa.

Para mim, o primeiro passo para recomeçar é assumir que é preciso mudar algo. Este algo que tem que mudar está sempre e apenas dentro de nós e não vale a pena que seja procurado fora, no externo.

Nada acontece por acaso, mas tudo muda se nós mudarmos primeiro. Lembramos que toda  mudança tem que ser guiada sempre pelo amor, o amor por nós mesmas em primeiro lugar.

As coisas nas nossas vidas não foram por água a baixo porque não temos sorte, não fracassaram por acaso. Tudo acontece por uma razão e se estamos aqui querendo mesmo recomeçar, a razão é que precisamos despertar. Despertar para ser pessoas com mais consciência sobre aquilo que nos acontece de forma consciente e sobretudo, inconsciente.

Algumas pessoas podem não concordar porque sofreram com traições ou injustiças que não dependeram dela…este é um dos assuntos mais desafiador, mas se experimentamos mudar de ponto de vista e consideramos o outro só como um espelho de nós mesmas e dos nossos assuntos mal resolvidos, acharemos uma grande libertação. Falarei disso numa próxima ocasião, mas aquilo que quero deixar como reflexão até então é que também nestas situações em que nos machucaram chegou um momento em que fomos nós a permitir que o outro nos tratasse mal ou sem respeito. Fomo-nos a ficar. Fomo-nos a não tomar atitudes.

E assim chegamos ao segundo passo, nós somos as únicas responsáveis da mudança, ela, para acontecer, depende de nós. Nossos novos hábitos e atitudes.

Nós somos as únicas comandantes das nossas vidas.

Esta afirmação pode assustar algumas, mas pessoalmente sempre achei muito excitante e reconfortante pensar que todo o poder está nas nossas mãos e que se nos esforçamos para seguir o caminho do autoconhecimento este nos libertará e nos permitirá de criar realidades mais amorosas a nossa volta.

Nós decidimos os nossos pensamentos, as nossas vibrações e graças a elas conseguimos co-criar a realidade a nossa volta. O difícil é que tudo isto não só é verdadeiro para os pensamentos a nível cônscio, mas sobretudo acontece com todos os pensamentos, energias e vibrações que emitimos de forma inconsciente. É a nossa esfera inconsciente, sobretudo aquela onde temos que olhar e procurar com sensibilidades e acolhimento. Demorei tempo para entender quanto eu me estava auto sabotando e quanto este acontecia só a nível inconsciente. Esta era a razão das minhas insatisfações que pareciam voltar de tempo em tempo.

Se continuamos em culpar os outros para aquilo que não temos nunca iremos sair da uma situação de insatisfação.

Quere sair de verdade? Começa a pensar que o outro não existe. Começa a pensar que o outro só reflete aquilo que você não consegue superar em você. Foca em Você.

E aqui podemos concluir a reflexão de hoje com o terceiro conceito. Comece primeiramente a amar-se e aceitar se mais, acredite em você e nos seus sonhos. Seja verdadeira e sincera com você.

Temos que ter mais compaixão para nós mesmas. Nós somos demasiadas autocriticas, nos cobramos muitos querendo alcançar perfeições de mãe, amante, amiga, trabalhadora … e nos tornamos pesadas e isso nos traz  frustrações e insatisfações. Muitas vezes ali começam as nossas mentiras.

Cuide de Você, apaixone-se loucamente por você, descubra e acolha todos os seus sentimentos sem julga-los.

Não importa quem você é, o que faz agora e qual é a sua história,  precisa estar bem ciente que…

Você merece.

Você é especial.

Você é única.

Você tem dons e qualidades maravilhosas que ainda desconhece.

Você é prospera.

Você é bela assim como é.

Quando conseguir alinhar o seu consciente e o seu inconsciente na vibração destas afirmações sobre a maravilhosa pessoa que é, então a mudança já estará fazendo parte da sua vida.

A vida é um caminho, temos que sorrir e se divertir  no percurso e para isso só temos que nos importar com o “Aqui e Agora”.

Cada dia é um dia. Hoje eu vou dar o meu pequeno passo para frente.

Hoje eu me amo mais do que ontem.

Não importa o passado que já tivemos, paramos agora de gastar energias pensando em futuros possíveis, trabalhamos o nosso hoje para construir o amanhã que desejamos.

Mudar é permitir-se vivenciar experiências fora da nossa zona de conforto até que ela se torne mais confortável.

 

Bom caminho, estamos juntas.

Chiara

Chiara Camarota, italiana, engenheira ambiental e coach na essência. Acredito no Ser humano, obra de arte única e especial, pedra preciosa a ser trazida à tona. Catalizadora de mudanças, apoio o despertar das pessoas para valorizar as suas caraterísticas e descobrir os seus dons, num processo de cocriação voltado a potencializar a prosperidade, o bem estar e o reencontro consigo mesmo. Formadora, reorganizadora de estruturas e processos em empresas, facilitadora de projetos com metodologia Dragon Dreaming, focada em coaching de carreira e de alma. Para mais informações chiara.camarota@hotmail.com