Sua tristeza tem valor

Aproveite seu momento de tristeza, esse momento vai te preparar para seguir em frente com maior força.

girl-sadness-dark

Ela serve como se fosse uma febre quando estamos doentes. Ninguém gosta de sentir febre, mas ela é um sinal de que algo está errado com o organismo.
Se no momento em que está triste você se permitir refletir, sobre a situação pode ajudar a encontrar uma forma de lidar melhor com a situação.
A tristeza pode ser o que precisava para mudar uma situação não adequada. Quem viu o filme DivertidaMente teve a oportunidade de ver a função da tristeza na vida de uma garotinha. Se no lugar da tristeza vem à raiva, tendemos a ter respostas de comportamentos agressivos e não adequados.
Ignorar não ajuda. Caso não vivencie a tristeza isso poderá lhe causar doenças. A emoção causa mudanças no organismo. Por isso muitas doenças tem origem emocional. Caso qualquer emoção seja ignorada só poderá agravar e se tornar um sintoma físico. Pode ter a ilusão de que “daqui a pouco ela passa”.
Porém, tudo indica que irá acontecer ao contrário. Ela pode crescer ainda mais.
Como lidar? Converse! Fale! Comunique-se. Divida! Essa é uma boa dica para que ajude a lidar com a tristeza. Expresse-se. Procure pessoas que passam ou passaram pelo mesmo problema, procure mais de uma pessoa. Cada um pode reagir de uma forma diferente para o mesmo problema.
Acesse os conteúdos aqui do Exnap! E veja os depoimentos, faça você mesmo o seu desabafo! Aqui você pode perceber que não é a única a passar por isso.
Atenção! Quando estamos tristes temos maior dificuldade de visualizarmos o que tem de positivo ao redor, mas é possível. Se não consegue, se tem muitos pensamentos negativos, sentimentos de culpa, se não consegue ter pensamentos positivos de nenhuma forma, procure um profissional.
Sua tristeza pode desencadear uma depressão, que tem afetado cada vez mais pessoas. Vamos nos permitir sentir. No momento em que estiver sentindo você vai refletir, vai ser difícil, vai dar vontade de chorar, chore. Aproveite seu momento de tristeza, esse momento vai te preparar para seguir em frente com maior força.
Lembrando, se ficar por muito tempo triste procure um profissional. É importante sim sentir-se triste, mas dependendo da intensidade e da frequência se forem constantes já pode ser sintoma de alguma doença.

 

*Photo via Visualhunt

Psicóloga. Ama conhecer histórias. Ama mais ainda presenciar mudanças positivas nas pessoas. Gosta de estudar o comportamento humano, especialmente, relacionamentos amorosos. Contato: joycesouza.psico@gmail.com. Blog: http://joycepsicologa.blogspot.com.br/